O Systema

Systema é a antiga arte marcial russa, com origem no século X, que tem como princípio o desenvolvimento humano pela não-destruição.

O Systema também defende o princípio da segurança individual e coletiva, acreditando que a sua prática conduz a uma melhoria da saúde e das condições de vida.

História

Ao longo da sua história da Rússia, o país teve que lutar contra invasores que surgiram de todas as direções e trouxeram os seus métodos de combate de armamento distintos. As batalhas decorriam em terrenos acidentados durante os meses frios de inverno e debaixo de altas temperaturas na estação do verão.

Como consequência destes fatores, os russos adquiriram um estilo guerreiro que combinava o espírito forte com táticas extremamente inovadoras e eficazes – isto é o Systema. O seu estilo era natural e livre e não existia nenhuma regra à exceção da moral que regulasse a sua ação.

“O Systema é um conjunto completo de conceitos e componentes de treinamento que melhoram a vida de uma pessoa. Neste caso, adquirir a habilidade de arte marcial é uma maneira de melhorar a função de todos os sete sistemas fisiológicos do corpo e todos os três níveis de habilidades humanas, o físico, o psicológico e o espiritual. O objetivo é garantir que seu treinamento e suas atitudes não prejudiquem o corpo ou a psique de você ou de seus parceiros. O Systema é projetado para criar, construir e fortalecer seu corpo, sua psique, sua família e seu país. O Systema tem outro nome “poznai sebia” ou “Conheça a si mesmo”.

Mestre Vladimir Vasiliev

responsável pelo Systema Headquarters Toronto, Canadá.